Esta é a histórica praça de maio em Buenos Aires, ao fundo a Casa Rosada, sede do governo argentino. A praça constitui-se em um lugar muita historia e paz, vistada por pessoas do mundo inteiro. Estivemos por lá Paulo ( meu filho) e eu, quando da participação de encontro que discutia o desenvolvimento rural latino americano.

sábado, 4 de agosto de 2012

A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE MILTON SANTOS E POSSIBILIDADES ANALÍTICAS foi o tema da palestra do professor da UNESP/ São Paulo Antonio Bernardes no Seminário NEPALS

Milton Santos é um dos geógrafos brasileiros com uma das mais significativas contribuições teórico-metodológicas para a análise das contradições contemporâneas acerca da globalização e suas implicações em países de economia em desenvolvimento. A principal categoria trabalhada por Santos é a de espaço geográfico, este, entendido como o conjunto indissociável de sistemas de objetos e conjunto de sistemas de ações. Assim, o espaço geográfico possibilita uma análise diacrônica e sincrônica da realidade, privilegiando, as dinâmicas econômicas, sociais e territoriais globais e suas diferentes formas de contradições nos lugares. Como sinônimo ao espaço geográfico há o conceito de meio técnico-científico informacional. Por este, Santos propõe a periodização do espaço geográfico segundo os modos de objetivação dos modos hegemônicos de produção em: meio natural, meio técnico-científico e meio técnico-científico informacional. Destacamos estas proposições teóricas tendo como base as discussões de algumas de suas principais obras, sendo: Por uma Geografia Nova (1978), Espaço e método (1985), Metamorfoses do espaço habitado (1988), A natureza do espaço (1996), Por uma outra globalização (2000) etc. Deste modo, propomos algumas possibilidades de análise para o estudo acerca do meio rural e suas dinâmicas. Destacamos a modernização das atividades agropecuárias e o processo de distinção dos lugares pelos seus diferentes aportes de ciência e tecnologia e informação e até mesmo regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário