Esta é a histórica praça de maio em Buenos Aires, ao fundo a Casa Rosada, sede do governo argentino. A praça constitui-se em um lugar muita historia e paz, vistada por pessoas do mundo inteiro. Estivemos por lá Paulo ( meu filho) e eu, quando da participação de encontro que discutia o desenvolvimento rural latino americano.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

A revolução do microcrédito

Muhammad Yunus , outor da obra O Bamqueiro dos Pobres, com base na observação no trabalho artesanal da mulçumana Sufia Begum, tecelã de caules de bambu para confeccionar tamboretes, que vivia em Jobra ,em extrema pobreza e trabalhava de forma escrava, paraalimentar seus filhos, realidade esta que era extensiva a maioria das mulheres naquela região, iniciou um movimento que mudou o destino de milhões de pessoas na Ásia e em outros continentes do mundo, o trabalho consistia em emprestar pequenas quantias em dinheiro, para que cada um ou uma pudesse com seu trabalho promover a melhoria na qualidade de vida. Este projeto que promoveu extensa mudança na realidade social e econômica, só foi possível por que o autor apostou no trabalho das mulheres na contribuição e na confiança que estas podiam dar a partir da realidade em que viviam.

A Escola

“Nas escolas da antiguidade, os filósofos aspiravam à distribuição da sabedoria; nos colégios modernos, nosso propósito é mais humilde: ensinar matérias. A queda desde a divina sabedoria, que era a meta dos antigos, até o conhecimento das matérias, segundo os livros-texto, obtidos pelos modernos, marcam um fracasso educativo mantido através dos tempos”.

( Whitehead, 1965)