Esta é a histórica praça de maio em Buenos Aires, ao fundo a Casa Rosada, sede do governo argentino. A praça constitui-se em um lugar muita historia e paz, vistada por pessoas do mundo inteiro. Estivemos por lá Paulo ( meu filho) e eu, quando da participação de encontro que discutia o desenvolvimento rural latino americano.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

A MÚSICA COMO UM INSTRUMENTO PARA UMA CULTURA DA PAZ

A música como linguagem que vamos publicar em blocos nos proximos dias deste feriado tem por base uma pesquisa publica por Hugo Vela e Daniel Morales e Ubiratam Costa pesquisadores da UFSM, por ocasião do I SEMINÁRIO INTERNACIONAL PARA UMA CULTURA DA PAZ E DIREITOS HUMANOS.Onde estivemos presentes.
No prefácio da obra, O Homem através da Arte, o caso da Música (1965), William Carr afirma: nada reflete melhor o progresso social do homem do que a arte. E que por tal razão, o estudo das obras mestras, e eu acrescentaria que também da arte popular, mostra como o artista conseguiu através da contemplação, plasmar para a posteridade as múltiplas facetas do caráter humano, como experiência reveladora. A arte, afirmou o músico e compositor Raul Seixas em sua última entrevista, é a expressão social de uma época. Portanto, se esta é uma regra para a arte em geral, erudita ou não, a música esta nos primórdios das relações entre pensamento e sociedade, ideologia e estrutura, expressão e prática, verbo e ação.
Neste sentido, Ernst Schurmann, no livro: A Música Como Linguagem (1988, p. 09-10), baseando-se nas teses de Althaus e Henne, relativas à comunicação social, considerando esta como a totalidade das atuações mutuas dotadas de função sígnica ou simbólica, sustenta que a música é uma forma de linguagem, uma linguagem musical, onde a música, ou pelo menos, certas manifestações musicais, pertencem a um campo de fenômenos mais amplo, chamado linguagem. Linguagem sonora, verbal, e musical. E para o pioneiro da Antropologia, L. H. Morgan, a formação da linguagem verbal remonta à fase inferior do estado selvagem, isto é, a um período do plistoceno que antecede a era paleolítica (apud Schurmann Op cit p. 14). George Thonson estudando as Origens da Ciência e da Arte (10) a partir das tribos Maoris na Nova Zelândia, os Ponkas do Missouri nos EUA e os Zunhis de Novo México, procura o que ele chama de surgimento da essência humana, ou seja, de um pensamento racional sobre a natureza e a criação da arte, neste caso da música e a poesia, conclui que a evidência revisada até hoje, psicológica e lingüística indica que o complexo associativo musica e sociedade pertence a uma etapa muito afastada do desenvolvimento do pensamento humano. Essa conclusão se confirma pela evidência do totemismo, que nada mais é do que a ideologia característica da tribo primitiva.
....... Continua amanhã ................