Esta é a histórica praça de maio em Buenos Aires, ao fundo a Casa Rosada, sede do governo argentino. A praça constitui-se em um lugar muita historia e paz, vistada por pessoas do mundo inteiro. Estivemos por lá Paulo ( meu filho) e eu, quando da participação de encontro que discutia o desenvolvimento rural latino americano.

sábado, 16 de junho de 2012


Olá pessoal depois de um período ausente estou de volta, durante este tempo fiquei recluso estudando minha tese de Doutorado que na ultima segunda feira qualifiquei junto a  UFSM, amanhã conto mais sobre isto, como foi e qual os Doutores que participaram. abs   

Nas horas de folga escrevia junto com alguns parceiros. Com este trabalho estivemos em Aracajú, recentemente

RESGATANDO SEMENTES CRIOULAS: UM INCENTIVO A SEGURANÇA ALIMENTAR EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA
Resumo
A agricultura moderna desperdiça recursos valiosos e degrada as condições ambientais. Nesse contexto, a agroecologia se insere como estratégia para o desenvolvimento da produção agrícola e da manutenção dos recursos naturais. Este trabalho buscou conhecer a realidade do assentamento de Reforma Agrária PA Jaguarão localizado no município de Aceguá - Rio Grande do sul. Analisou-se a forma como a comunidade assentada percebe esta estratégia e os limitantes enfrentados mediante as tecnologias que se inserem. A metodologia utilizada foi o acompanhamento das reuniões do grupo gestor do moinho colonial em instalação na região e na aplicação de enquetes com a comunidade escolar e plantio do milho crioulo. Pode-se concluir que há interesse dos agricultores familiares em produzir segundo os princípios da agroecologia.
                
Palavras-chaves: Assentamento de Reforma agrária, segurança alimentar, agroecologia, milho crioulo