Esta é a histórica praça de maio em Buenos Aires, ao fundo a Casa Rosada, sede do governo argentino. A praça constitui-se em um lugar muita historia e paz, vistada por pessoas do mundo inteiro. Estivemos por lá Paulo ( meu filho) e eu, quando da participação de encontro que discutia o desenvolvimento rural latino americano.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Medicina de Hortaliças - A Alface

A alface é uma planta hortense da família das Compostas e de que se faz sobre tudo a salada. Esta hortaliça merece interesse não só pelo seu valor alimentício mas também de acordo com Balbach & Boarim ( 1992), pelas suas virtudes medicinais. A alface é laxante, diurética, depurativa, calmante, eupéptica, mineralizante, vitaminizante e desintoxicante.
O seu talo fornece um suco espesso e leitoso, o lactucarium, que contém a lactucina, um principio ativo amargo, graças ao qual esta encerra propriedades hipnóticas. Este suco é um sedativo natural do sistema nervoso. Ainda prescreve-se contra a insônia, palpitações do coração, bronquite, gripe, reumatismo. È também um excelente sedante genital, pois aplaca o excessivo desejo sexual
As folhas da alface consumida em forma de salada, também possuem propriedades medicinais: são indicadas nas afecções dos rins, enfermidades das vias urinarias, enfermidades da pele, dores intestinais, reumatismo tosse e bronquite, sendo que também pode-se preparar um chá. Neste caso usa-se: Por cozimento 50 a 80 gramas de folhas de alface para cada litro de água e toma-se de duas a quatro xícaras por dia.
O Dr. Leo Manfred explica que a alface é muito indicada para a tosse e os catarros bronquiais.
As folhas verdes externas, da alface, contem pelo menos 30 vezes mais vitaminas. Do que as brancas, internas, o mesmo acontece com outras verduras como o repolho e o aipo.
Em breve tem mais