Esta é a histórica praça de maio em Buenos Aires, ao fundo a Casa Rosada, sede do governo argentino. A praça constitui-se em um lugar muita historia e paz, vistada por pessoas do mundo inteiro. Estivemos por lá Paulo ( meu filho) e eu, quando da participação de encontro que discutia o desenvolvimento rural latino americano.

sábado, 4 de agosto de 2012

A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE MILTON SANTOS E POSSIBILIDADES ANALÍTICAS foi o tema da palestra do professor da UNESP/ São Paulo Antonio Bernardes no Seminário NEPALS

Milton Santos é um dos geógrafos brasileiros com uma das mais significativas contribuições teórico-metodológicas para a análise das contradições contemporâneas acerca da globalização e suas implicações em países de economia em desenvolvimento. A principal categoria trabalhada por Santos é a de espaço geográfico, este, entendido como o conjunto indissociável de sistemas de objetos e conjunto de sistemas de ações. Assim, o espaço geográfico possibilita uma análise diacrônica e sincrônica da realidade, privilegiando, as dinâmicas econômicas, sociais e territoriais globais e suas diferentes formas de contradições nos lugares. Como sinônimo ao espaço geográfico há o conceito de meio técnico-científico informacional. Por este, Santos propõe a periodização do espaço geográfico segundo os modos de objetivação dos modos hegemônicos de produção em: meio natural, meio técnico-científico e meio técnico-científico informacional. Destacamos estas proposições teóricas tendo como base as discussões de algumas de suas principais obras, sendo: Por uma Geografia Nova (1978), Espaço e método (1985), Metamorfoses do espaço habitado (1988), A natureza do espaço (1996), Por uma outra globalização (2000) etc. Deste modo, propomos algumas possibilidades de análise para o estudo acerca do meio rural e suas dinâmicas. Destacamos a modernização das atividades agropecuárias e o processo de distinção dos lugares pelos seus diferentes aportes de ciência e tecnologia e informação e até mesmo regiões.

Seminário de Estudos

Na ultima semana estive participando do Seminário NEPALS - Contribuições Metodológicas para Estudos dos Espaços Rurais. Onde diversos pesquisadores estiveram palestrando.
Este encontro visa debater as diferentes contribuições metodológicas que vem sendo produzidas por pesquisadores associados ao Grupo NEPALS, importantes para embasar estudos dos espaços rurais na permanente tensão entre as transformações em curso e as permanências, estas muitas vezes, relegadas ao segundo plano, diante do intenso impacto provocado pelas mudanças civilizatórias percebidas neste início de século. Trata-se de um momento de construção coletiva, de natureza interdisciplinar e que aborda várias temáticas de fundamental relevância na contemporaneidade, buscando conectar diferentes perspectivas analíticas presentes na tradição das ciências sociais, ousando em propor novas leituras possíveis da dinâmica do espaço rural e, principalmente, das ações dos diferentes atores que aí interagem. Além de resgatar importantes trabalhos produzidos pelo NEPALS, busca-se, através da presença de convidados, lançar novos desafios capazes de gerar novas produções e reflexões. Como meta a alavancar, posteriormente, pretende-se construir uma publicação onde se possa registrar as diferentes trilhas propostas por este grupo de pesquisadores.

Publicado na rede internacional novaterbrasil por Ezequiel Redin


O livro "Educação rural no mundo contemporâneo" é organizado pelo Doutorando em Extensão Rural, Vilson Flores dos Santos (PPGExR/UFSM), o Prof. Dr. Hugo Aníbal Gonzalez Vela (PPGExR/UFSM) e o Prof. Dr. Paulo Roberto Cardoso da Silveira (DEAER/UFSM). A obra é fruto das pesquisas do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente e o Desenvolvimento (NEMAD), Núcleo Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa em Alimentação e Sociedade (NEPALS).


A obra publicada em 2012 conta com 208 páginas, sendo uma coletânea papers construída a partir da experiência teórica e empírica dos integrantes do Nemad e Nepals. Trata-se de um conjunto de pesquisas realizadas na área de extensão e desenvolvimento rural, agregando duas grandes temáticas: a) Os Desafios na Educação Rural Contemporânea: Nessa seção são três capítulos enfocando a educação sustentável e as questões ambientais; a internalização da universidade e a Educação rural frente as TICs. Na segunda parte, intitulada "Desenvolvimento rural e Extensão Rural: Novos desafios e novas abordagens" englobando quatro capítulos contextualizando o desenvolvimento rural e extensão, a educação a distância no Uruguai, a Comunicação e Extensão rural e por último, a questão da juventude rural.