Esta é a histórica praça de maio em Buenos Aires, ao fundo a Casa Rosada, sede do governo argentino. A praça constitui-se em um lugar muita historia e paz, vistada por pessoas do mundo inteiro. Estivemos por lá Paulo ( meu filho) e eu, quando da participação de encontro que discutia o desenvolvimento rural latino americano.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

O Livro


Em qualquer tema social proposto para a discussão em nossa época, deve-se olhar primeiro para as pessoas, pois elas são o centro de qualquer projeto sustentável

Este pensamento esta escrito no  primeiro volume do  livro " Educação Rural no Mundo Contemporâneo" de autoria de Vilson F Santos, Hugo Vela e Paulo Silveira, que  foi lançado no I Congresso Latino Americano de Sustentabilidade Socioambiental   e foi comentado por diversos pesquisadores latino-americanos presentes no evento, bem como foi solicitado  pelos mesmos. O livro é uma coletânea que reuni diversos estudiosos do tema da educação rural e compõem estudos desde a educação do campo até a Universidade. 
Em sua apresentação a obra destaca  a seguinte reflexão:
   "O mais reconhecido educador brasileiro, Demerval Saviani, autor da Teoria Histórico Critica, diz que a Educação é um processo através do qual uma geração passa para outra os fatos e idéias historicamente construídas no decorrer do tempo, segundo o modo de produção em que os humanos desenvolvem a vida objetiva. Por tais razões, o educador argentino Anibal Ponce sustenta que a Educação   é um processo mediante o qual as classes dominantes se perpetuam no poder".